Agente causador: Uma pessoa que tenha algum familiar que já teve cálculo renal pode ser mais propensa a desenvolver cálculos. Infecções uinárias, distúrbios renais e metabólicos também estão relacionados com a formação de cálculos. A desidratação, muito importante nos lugares de clima quente, também é um importante fator de risco para a formação dos cálculos renais.
Sintomas: Usualmente, o primeiro sintoma de um cálculo renal é uma dor imensa. A dor começa subitamente quando a pedra se move no trato urinário, causando irritação e obstrução. Tipicamente, a pessoa sente uma dor aguda no dorso ou abdomem inferior. Pode ocorrer palpitação, náusea e vômito. Mais tarde a dor pode chegar a virílha.
Tratamento: Para o tratamento do cálculo renal são ultilizados analgésicos para alivio da dor e idratação para corrigir um possível quadro de desidratação, que predispõe a formação dos cálculos.
A maior parte dos cálculos menores que 5 mm são eliminados espôntaneamente, sem a nessecidade de intervenções para sua retirada. Os cálculos maiores de 7mm nessecitam, via de regra, de algum tipo de intervenção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oiii jóia este espaço, cada vez se aprende mais adorei.Um bjão
Postar um comentário